segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Taxi Driver (1976) Dir. Martin Scorsese


TAXI DRIVER


Pense que você está cansado de tudo. Cansado de ver todo o lixo que transborda do mundo. Você, a deriva do caos, observa o esgoto humano transbordar sob seus pés, sendo mais um número em meio a desordem que constitui a cadeia progressiva dos atos atroz. Pense que as pessoas vem e vão como folhas envoltas em tempestade de Outono. Mas você, continua inerte, imóvel, insensível as manifestações humanas; tão mecânicas, previsíveis e solúveis.  Essa é a terrível percepção de Travis Bickle (Robert De Niro), 26 anos, veterano da Guerra do Vietnã, mente solitária que vagueia entre a multidão, respirando o ar da prostituição e a desordem das alamedas obscuras da metrópole do caos, Nova York.  


(Robert De Niro)


A saga se inicia. Travis começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite. Se esforça para não ouvir os solfejos do caos, mas a noite é uma dama leviana que se oculta em faces rosadas, deixando livre os sorrisos sádicos daqueles que desejam agir e lamber, guiados pelo instinto animal residente em cada natureza. Aos poucos ele vai sendo possuído por esse amargo fel, tomado por um sentimento de revolta perante a miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.


(Jodie Foster e Robert De Niro)


Travis não é diferente de ninguém. Acostuma-se a podridão, perdendo a noção do equilíbrio das coisas. Conhece  Betsy (a bela Cybill Sheperd), uma sedutora mulher que trabalha na campanha de um popular senador. Em seu primeiro encontro leva a moça para ver um filme pornô. Calma... Há um momento de altruísmo, Travis tenta persuadir uma prostituta de 12 anos, Iris (Jodie Foster) a abandonar o cafetão e voltar  a sua cidade natal. No entanto, o louco é o último que aceita a sua loucura e na atual conjectura dos fatos a mente já não trafega por caminhos confortáveis. Tudo que não foi digerido conscientemente, fere e mata, transformando-se em alimento para a revolta. Não há volta. Diante de tantas mentiras e conjugações caóticas, Travis, faz da vingança e da punição o seu próprio senso de justiça.


A VERDADE SOBRE O TAXI DRIVER


Taxi Driver (1976)  é quarto filme da carreira do diretor Martin Scorsese. Obra que rendeu uma forte aliança entre o diretor Scorsese e o ator  De Niro. Neste trabalho temos a estréia de Jodie Foster, 14 anos, interpretando uma prostituta de 12 anos. Foster ganhou o oscar de melhor atriz coadjuvante, além de  alguns traumas devido sua "co-ligação" involuntária com o atentando ao presidente Ronald Reagan.

John Hickley, sujeito que disparou contra o presidente, em confissão declarou que assistiu o filme de Scorsese, Taxi Driver, mais de 40 vezes, inspirando-se em todos os atos. Saiba mais lendo o artigo sobre o primeiro filme da atriz, Jodie Foster - The Little Girl Who Lives Down the Lane  –  [LER]


SCORSESE

Martin Scorsese, nasceu a 17 de Novembro de 1942 em Nova York, descendente de imigrantes italianos, cresceu num dos bairros mais modestos e perigosos da cidade, Little Italy (Pequena Itália). Aos 14 anos ingressou no seminário da Cathedral College, seguindo devotamente os conceitos religiosos, como todo bom italiano (vide O Poderoso Chefão). 
 

(Martin Scorsese, década de 70)

Porém o que lhe inspira vida sempre foi a sétima arte. Influenciado por nomes como Frederico Fellini, Michael Powel e Orson Welles, começou a realizar as suas primeiras curtas-metragens. Teve como amigos de trabalhos nomes como Oliver Stone, Spike Lee e Jonathen Kaplan

Em um clássico filme “scorsesiano” se encontra as principais características de sua vida: violência e gangues, religião e devoção, ascensão e queda. Hoje Taxi Driver pode parecer um tanto tolo aos olhos jovens. Mas como em um quadro de Salvador Dali, não basta observar, é necessário entrar na mente do pintor. No caso de Taxi Driver, na mente de Travis e sua loucura tão atual.

FICHA TÉCNICA:

Gênero:Drama
Duração:01 hs 54 min
Ano de lançamento:1976
Direção: Martin Scorsese
Roteiro:Paul Schrader
Produção:Julia Phillips e Michael Phillips
Música:Bernard Herrmann
Fotografia:Michael Chapman
Direção de arte:Charles Rosen

ELENCO

- Robert De Niro (Travis Bickle)
- Jodie Foster (Iris)
- Albert Brooks (Tom)
- Harvey Keitel (Sport)
- Leonard Harris (Charles Palantine)
- Peter Boyle (Wizard)
- Cybill Sheperd (Betsy)
- Norman Matlock (Charlie T)

DOWNLOAD
Torrent + Legenda em Português (TD.rar)



0 comentários: