terça-feira, 20 de outubro de 2009

Roman Polanski, Wanted and Desired (2008) Dir. Marina Zenovich



Roman Polanski, Wanted and Desired
(Roman Polanski,Procurado e Desejado)


Roman Polanski dispensa qualquer comentário. Considero-o um dos maiores diretores do século passado (e deste também) devido a sua perspectiva diante dos fatos, da densidade das cenas e da forma como explora cada tema, sem  pudor ou hipocrisia. Polanski é um dos poucos “homens diretores” na terra que vive a sua própria essência, criando e produzindo aquilo que é livre de si mesmo, sem pretensões mercadológicas ou de afago ao ego  social como podemos ver em muitos diretores considerados sofisticados (E até pequenos imbecis que ainda nem saíram do mercado underground, Maringá) Tanto no horror, quando no clássico e satírico, Polanski soube inovar, acrescentar a sua essência a obra, e não apenas, alimentar as mentes daquilo que elas desejam ver.

Para notar essa transição basta assistirmos “Macebeth”, “Repulsa ao Sexo”, “A Dança dos Vampiros” (totalmente satírico e acentuado humor negro), “O bebê de Rosemary”, “O Inquilino”, “O Último Portal” (meu favorito) e recentemente “O Pianista” filme em que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2002.  É, como se sabe, um filme sobre o holocausto nazista - o horror maior do século 20 -, podendo ser também identificado como mais um mergulho do diretor em seus próprios pesadelos.

 


Neste documentário produzido pela HBO - Roman Polanski, Wanted and Desired – retrata a fibra do homem e um pouco daquilo que o define como diretor. O documentário traça alguns momentos mais expressivos da vida trágica  do diretor como a sua vinda a Hollywood após a morte de seus pais no Holocausto. Seu sucesso com o filme “O Bebê de Rosemary” e a visão americana sobre “um estrangeiro ganhando dinheiro em minha terra”, os falsos boatos sobre satanismo e sua ligação ao sucesso do filme. E consecutivamente, a terrível tragédia, o assassinato brutal de sua esposa Sharon Tate pelos seguidores do lunático Charles Manson. Porém o ponto crucial deste documentário é a desenvoltura de um processo que se iniciou na década de 70 e perdura até hoje. A acusação de atos sexuais com uma garota de 13 anos, Nastassja Kinski. Que aliás, fez muitos filmes devido o seu contato com o Polanski. Pessoalmente falando, considero tudo isso como perseguição americana.

Roman Polanski, Wanted and Desired. Um pouco de Polanski além da hipocrisia jornalística e suas distorções sobre os fatos.


ELENCO

Mia Farrow
Roman Polanski (imagens de arquivo)
Sharon Tate (imagens de arquivo)
Catherine Deneuve (imagens de arquivo)
Istvan Bajzat
Steve Barshop
Marilyn Beck
Madeline Bessmer


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Direção: Marina Zenovich
Roteiro: Joe Bini, P.G. Morgan e Marina Zenovich
Produção: Marina Zenovich
Música: Mark De Gli Antoni
Fotografia: Tanja Koop
Edição: Joe Bini

DOWNLOAD

Arquivos Rapidshare

0 comentários: