sábado, 23 de fevereiro de 2013

Compliance (2012) Dir. Craig Zobel


COMPLIANCE
do diretor Craig Zobel
(2012)

“Toda forma de poder é apenas uma forma de anulação do outro”
(Domenium)

Quem deseja ficar com os nervos a flôr-da-pele, eis a dica, assistam “Compliance” do diretor Craig Zobel. O filme é baseado em fatos reais que aconteceram dentro de uma típica loja de fast-food dos Estados Unidos. A trama se inicia quando a gerente da loja, Sandra (Ann Dowd), recebe uma ligação telefônica do Departamento de Policia, informando que uma de suas funcionárias, Becky (Dreama Walker), é acusada de roupar uma quantia em dinheiro de um cliente. Sandra por sua vez chama Becky a uma sala reservada para uma conversa íntima, enquanto segue certas orientações do oficial Daniels (Pat Healy) do outro lado da linha. Becky afirmar não ter roubado, mas o Daniels se impõe com muita retórica em nome da Lei e da Ordem. Apartir desde ponto Sandra se sujeita as ordens do oficial que solicita uma serie de averiguações que Becky terá que se sujeitar. 


Apartir deste ponto veremos como o poder da persuasão somado a doses de vilania em nome da lei podem persuadir e coagir qualquer individuo. E para que “Compliance” expressasse com fidelidade o que a coação e submissão pode fazer, o cineasta Craig Zobel foi a fundo em estudos sobre o comportamento humano que indicavam que duas de cada três pessoas se submeteriam a fazer coisas que iriam contra os seus princípios se forçadas por alguma autoridade. Entre as mais de 70 histórias americanas que pesquisou, ele chegou aos fatos verídicos que constituem o enredo de “Compliance”. 


Além de testar o voyeurismo do espectador que assiste paralisado à sequência de tortura psicológica e humilhação sexual entre os personagens, não há como duvidar da tendência a estupidez humana em não questionar certas argumentações de quem detém o poder. Seja o poder do status social ou aquisição financeira. Infelizmente o individuo perde o direito a dignidade e é sujeito a diversas humilhações diante de algo que defino como “submissão salarial”. A meu ver não há diferente entre o capitão do mato que acredita ser dono do escravo ou o empregador que julga ter direitos sobre o seu funcionário ao ponto de se impor desrespeitosamente. Tanto os escravos, quantos os assalariados estão em igual valor a nessa deplorável condição do desrespeito ao outro. Infelizmente, não no mesmo prisma do filme, muitos agem com superioridade diante da condição de compra. Julgam que ato de pagar por um serviço ou produto lhes dão o direito de ser superiores aos demais. Mas voltemos ao filme.


O filme traz várias surpresas, sutilezas da trama que, se forem reveladas agora, irão estragar o suspense que se desenvolve com a transformação dos personagens e da história. Compliance efetivamente surpreende e revolta. Não é um filme agradável de assistir, daqueles que propiciam momentos agradáveis após a sessão. Mas é uma ótima amostra do cenário independente estadunidense que destaca diante das várias realizações descartáveis exportadas pelo país.

FICHA TÉCNICA

Direção: Craig Zobel
Título Original: Compliance
Gênero: Drama/ Crime/ Thriller 
Origem: EUA
Ano: 2012
Atores principais: Ann Dowd, Dreama Walker, Pat Healy
Minha nota: 6,8/10,0

DOWNLOAD

Torrent + Legenda em Português (C.rar)

 

AVISO: Se você curtiu ter achado o filme que tanto procura e ainda curtiu ter uma análise bacana sobre o mesmo, lembre-se. Quando baixar o torrent, não o delete de imediato, deixe compartilhando para que outros tenha a mesma satisfação que você. E comente o artigo, seja aqui ou na página no facebook [Link]. A generosidade agradece.  

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ver este filme porém o 4share pede para ser cadastrado no sistema deles. Peço humildimente uma outra opção de download que não necessite de tal obrigação. Desde já obrigado.
Ps: Parabém por postar filme de bom gosto que acrescente algo em nossas vidas e que ajude a melhorar nossa sociedade e não só diversão.

DOMENIUM disse...

ANONIMO

OLá leitor(a). Para ter acesso basta ter uma conta Google. Optei pelo 4shared pois é um dos poucos upload gratuitos que não trazem banner ou poup-up ao site. Sem contar a certificação de caracteres para fazer download.

Mas segue uma segunda alternativa.
http://thepiratebay.sx/torrent/7973209

DOMENIUM disse...

ANONIMO

Obrigado pelo comentário. Volte sempre.