sábado, 12 de dezembro de 2009

This is Spinal Tap (1982) Dir. Rob Reiner



THIS IS SPINAL TAP (1982)
“Uma visão cômica sobre as aventuras do Rock n' Roll”

Entre as resenhas de filmes clássicos, grandes diretores e produções de considerável relevância, abro as portas para um filme de teor cômico – This is Spinal Tap! Filme inédito aqui no Brasil.

Spinal Tap é uma banda fictícia formada pelos três principais membros, espinha dorsal tap: David St. Hubbins, Derek Smalls e Nigel Tufnel. Interpretado pelos atores John Michael McKean, Harry Shearer e Christopher Guest, respectivamente. “This Is Spinal Tap” é um pseudo-documentário dirigido por Rob Reiner e lançado em 1984. O filme tem como objetivo satirizar o comportamento e as ambições musicais das bandas de Hard Rock e Heavy Metal da época, bem como as tendências hagiográficas dos documentários sobre o gênero. 

 

Ao contrário do que se possa esperar de um filme de humor, este não é um pastelão, muito menos uma obra repleta de clichês americano. O filme aborda de forma cômica a progressão da banda, período de ascensão e queda até o seu triunfal retorno em uma grande turnê pelo Japão. This Is Spinal Tap é realmente uma piada clássica sobre a história do rock, narrando o período 50's onde todas as bandas tinham nomes parecidos, passando pelo lado hard rock e suas letras eroticamente cômicas até a Era de aquário, ou seja, o lado "zen intelectual das bandas",  repletas de temáticas esotéricas e múltipla sonoridades instrumental fazendo referencias a Jethro Tull. 

 


Por conter várias piadas relativas ao mundo do rock n’ roll e seus bastidores, é necessário um certo conhecimento deste ambiente para entender o humor do filme. Afinal, o que o torna um Clássico Cult do gênero é justamente as piadas referente a esse universo: as brigas de ego, os multi-guitarristas, as histórias estranhas por trás de cada integrante; as justificativas sem fundamento para o conteúdo das letras; a faceta artística das capas dos discos; as exigências musicais e muitas outras coisas. Várias sátiras contidas no filme lembram as desavenças, exigências e frescuras de certas bandas, sendo até muito claro a referencias como os Beatles (principalmente o caso Yoko e o White Album da banda), Judas Priest e Led Zeppelin.

 

Infelizmente “This Is Spinal Tap” alcançou apenas um modesto sucesso em seu lançamento, principalmente porque grande parte da audiência não percebeu que o filme não era um documentário real. Comentários como "muito mal-filmado, arrumem um novo operador de câmera" surgiram. Entretanto, o filme teve enorme sucesso e tornou-se um Cult após ser lançado em vídeo. Em 2002, o filme foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos, por ser "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante". Os três atores de fato tocam os instrumentos e cantam durante o filme. Rob Reiner aparece como Marty DiBergi, que produz o documentário. 


Hoje o filme é considerado como um Cult e “Spinal Tap” tornou-se um expressão usada entre os músicos para contar suas aventuras irônicas. 


CURIOSIDADES
Muito além de Spinal Tap



Harry Shearer 


Um dos dubladores da versão americana de “Os Simpsons”. Harry é responsável pela voz de Montgomery Burns, Waylon Smithers, Ned Flanders, Seymour Skinner, Reverendo Timothy Lovejoy, Dr. Julius Hibbert, Jasper Beardley, Lenny Leonard, Policial Eddie, Rainier Wolfcastle a.k.a. McBain, Coçadinha, Dr. Marvin Monroe, Kang, Kent Brockman, Deus, Sanjay Nahasapeemapetilon, Sr. Prince (Pai de Martin), Jebediah Springfield, e outros. Em sua filmografia consta filmes como Dick, Edtv e Godzilla.


John Michael McKean 

Ator, compositor, comediante e músico. Em sua filmografia consta filmes como Coneheads, Um Robô em Curto-Circuito (1 e 2), O Rei das Cópias, Regras da Traição, Guru do Sexo e outros.




Christopher Guest

Ator, roteirista, dublador e diretor. Casado com a atriz Jamie Lee Curtis. Como dublador é responsável pela voz do personagem Bob Esponja. Em sua filmografia consta filmes como Questão de Honra, Sticky Fingers, Sra. Henderson Apresenta dentre outros.


MOMENTOS “SPINAL TAP”
Realidade versus Ficção


Robert Plant, Dee Snider e Ozzy Osbourne todos relataram que, como os Spinal Tap, eles já se perderam nos bastidores procurando o caminho do palco. O cantor Tom Waits disse ter chorado de rir ao ver o filme e Eddie Van Halen afirmou que, da primeira vez que viu o filme todos na sala riram, enquanto ele não viu graça nenhuma. "Tudo neste filme já aconteceu comigo" — disse Van Halen. Quando George Lynch do Dokken viu o filme, dizem que exclamou "somos nós, como eles fazem um filme sobre nós?"

No álbum White City: A Novel, de Pete Townshend (1985), a contracapa descreve Pete Fountain, um "famoso guitarrista" que visita White City, do ponto de vista de um velho amigo de infância. Quando Pete menciona um incidente onde seu baterista diz que "o caviar nos camarins tinha a viscosidade errada — para arremessar", o amigo comenta que "Spinal Tap é de fato uma história verdadeira".


Lars Ulrich disse numa entrevista coletiva que a turnê de 1992 do Metallica com o Guns N' Roses havia sido "tão Spinal Tap". Pouco tempo após a turnê ser iniciada James Hetfield do Metallica sofreu queimaduras de terceiro grau nos braços após se posicionar próximo a dispositivos de pirotecnia.

De acordo com uma entrevista de 1997 dada à revista Spin pelo guitarrista Brad Whitford, do Aerosmith, "da primeira vez que Steven Tyler viu o filme, ele não achou graça. Para que você veja quão próximo aquilo era. Ele ficou chateado! Para ele, aquilo não tinha graça nenhuma!" (1)


O RETORNO DE SPINAL TAP


This Is Spinal Tap acabou se tornando o Cult satírico do universo do heavy metal e hard rock da década de 80. Em 2002 houve uma re-estréia do filme, fazendo com que a banda fake fizesse algumas apresentações exclusivas para o momento.

SITE - http://www.spinaltap.com/
MYSPACE - http://www.myspace.com/officialspinaltap


ELENCO:

Michael McKean - David St. Hubbins
Christopher Guest - Nigel Tufnel (Tuffy)
Harry Shearer - Derek Smalls
Rob Reiner - Marty DiBergi
Fran Drescher - Bobbi Flekman

FICHA TÉCNICA

Título Original: This Is Spinal Tap
País de Origem: EUA
Gênero: Documentário/Comédia/Musical
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento: 1984
Direção: Rob Reiner
Link IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0088258/

DOWNLOAD

Arquivo: Torrent + Legenda em português (TIST.rar)
Formato: DVD-Rip
Formato de Tela: FullScreen
Tamanho: 700 Mb


 



O blog Lágrima Psicodélica fez uma postagem de dois álbuns mencionados no filme, clique AQUI e confira!




NOTA DO AUTOR

Essa postagem eu dedico aos amigos e suas respectivas segunda família: Arthur Migotto e Hazy Hamelet band; Ricardo Carvalho, Hélio Tozatti e Executtioner band. E claro, ao frontman Claudemir Sabiar e o memorável Luxfeart. Com certeza todos já tiveram um momento Spinal Tap!



(1) Extraído de vários sites, revistas, review’s que tratam sobre o tema “Spinal Tap”



3 comentários:

CDX, omisso mas ainda vivo! disse...

otimo post meu caro....a muito tempo procurava esse filme... alias eu realmente achava que Spinal Tap existiu!

DOMENIUM disse...

Valeu CDX!

Marcos VhSotis disse...

esse filme é muito bom, mas existe uma sequencia dele com outra banda imaginaria muito louco, não me lembro o nome do segundo filme mas vou procurar e te falo.