sábado, 13 de agosto de 2011

Genesis (1998) Dir. Nacho Cerdà


GENESIS
Direção de Nacho Cerdá
Nacho Cerdá é um diretor espanhol conhecido por seus curtas de natureza polêmica. Ele não faz invocação ao banal ou a violência gratuita, tão pouco é reconhecido nos holofotes de hollywood. No entanto, seus trabalhos são únicos, premiados em diversos circuitos internacionais de cinema fantástico. Justamente devido ao modo como narra as suas estórias. Sempre acentuadas por uma perspectiva crua e poética sobre as variações da natureza humana em seu estado mais dantesco e solitário.

NACHO CERDÁ
 Isso fica bem explicito no seu afamado curta “Aftermath” produzido em 1994. Obra máxima que narra o final da carne humana diante de uma mente repleta de desejos pérfidos, lascivos e doentios. Este curta, assim como “Genesis” e “The Awakening” (seu primeiro trabalho) fazem parte do DVD lançado em 2007, intitulado “La Trilogia de La Muerte”.

Meus comentários sobre esse trabalho ficaram para próxima postagem.

O ponto crucial das obras de Nacho Cerdá é despertar a mentalidade humana de sua banalidade usual. Talvez por essa razão, assim como seus demais curtas, “Aftermath” é uma obra polêmica. Justamente por aflorar os nossos sentimentos de repulsa, os quais já haviam domesticado há muito tempo, utilizando todo o subterfúgio dos telejornais, degustando a sua violência trivial entre o almoço e o jantar. De certa forma, nós, a sociedade civilizada, estamos habituados com a violência, ela não nos parece tão vil quando vista sob a perspectiva de nossos lares, nossa íntima segurança. No mesmo decline caminha nossos sentimentos. Estamos cada vez mais frígidos a expressá-los e cada vez mais impassíveis de percebê-lo no outro. Somos auto-suficientes em nosso egoísmo e rígidos em nossa hipocrisia moral. Cerdá causa asco em alguns e reflexão em outros, justamente devido à sinceridade explicita e amoral. Surrealismo poético, fotografia expressiva, ausência de diálogos, suspense e solidão. Essas são algumas pitadas que encontrarás no curta de Nacho Cerdá, assim como no poético GENESIS.


GENESIS - A HISTÓRIA


Genesis narra a história de um artista plástico que perde a sua esposa em um terrível acidente de carro. Deste então carrega consigo essa amarga solidão em seu peito, remoendo essa fria ausência do querer. Em um ímpeto de vazio e desapego a vida, decide esculpir a sua Vênus de Milo. Seus dias são possuídos por um trabalho exaustivo e quase interminável. Sua dedicação consiste em esculpir as feições métricas de sua falecida e amada esposa.


 Eis que surge a narrativa fotográfica do curta, delineando cada ponto, cada curva e silhueta. Demonstrando a sensibilidade da alma do artista que, por um segundo, domina a essência divina, transformando a matéria bruta em beleza visual. Dia após dia a estátua se torna mais polida, mais próxima a idealização do artista. Por fim o trabalho chega aos seus momentos finais. Pequenos retoques são um mero afago aos sentimentos ou apenas uma recordação amarga daquilo que não se pode ter.


Prestes a concluir a sua obra, o artista observa fios de sangue delineando os traços femininos da estátua. São pequenas fissuras que se formaram no corpo de argila e que com o passar das horas parecem mais vivos. Com o passar do tempo as fissuras vão aumentando e revelando uma camada avermelhada de carne e músculos. Em contraponto o artista vai seguindo o processo inverso. Observa com o transcorrer do tempo que o seu corpo é tomado por substâncias escuras, rígidas.


Termino aqui o que é necessário saber. O curta não tem nenhuma linha de diálogo, tudo se revela através interpretações e simbolismo. O diretor soube muito bem narrar através de closes, pequenos planos e oscilação entre sombra e luz todo o aspecto da história. Nenhuma sinopse expressará com exatidão aquilo que os sentidos pode captar com a contemplação. Apenas recomendo que assista mais de uma vez para observar os pequenos detalhes que passam despercebidos na primeira observação. Não é atoa que Genesis foi tão premiado...

Título Original: Genesis
Direção: Nacho Cerdá
Atores: Pep Tosar, Trae Houlihan
Ano: 1998
Origem: Espanha
Duração: 30 min.
Idioma: Espanhol
Formato: AVI
Tamanho: 371 MB
Servidor: Megaupload

OBS: Download indisponível no momento. Assista o curta através do youtube.

Parte Um - Parte Dois - Parte Três

Conheça o blog do diretor Nacho Cerdá  - www.nachocerda.blogspot.com


4 comentários:

Jeffao Monteiro disse...

Baixando,hehe ...como sempre Imemoravel é minha referência cinematográfica e artistíca, parabéns Marcio, qdo eu crescer vou querer ser como vc, grande abraço irmão !!!!!!

DOMENIUM disse...

JEFFÃO

Grande Jeffão! Obrigado pelo comentário velho, mas sou apenas um cara que leu coisas estranhas e viu filmes demais. :)
Grande abraço meu amigo!

Ju disse...

Belíssimo curta de Cerdà, valeu cada segundo!

DOMENIUM disse...

JU

Muito obrigado pelo comentário. Realmente Cerdá é um diretor e tanto!